Notícias

Allflex leva sistema de identificação de cio e ruminação durante o Agroleite, em Castro (PR)

O controle da ruminação nas vacas é muito importante e pode ser o diferencial na quantidade de leite produzida. A queda na ruminação do animal pode indicar problemas como desconforto e estresse ou até mesmo doença, o que traz um impacto direto na produção de leite. Visando o melhor controle do rebanho, conseguir identificar quaisquer problemas com as vacas por meio da combinação da queda de ruminação e atividade, além de otimizar a atividade leiteira, a Allflex, líder mundial em identificação de animais, apresentará aos produtores durante o Agroleite, em Castro (PR), os sistemas de gestão da SCR by Allflex. 

A tecnologia funciona por meio de um colar, colocado no pescoço do animal. O sistema capta os sinais de atividade, ruminação e ofegação da vaca que envia automaticamente a um software de gestão. “Por meio do colar, podemos correlacionar a atividade com o cio e o melhor horário para inseminação, a ruminação para a correlação com possíveis problemas de saúde e a ofegação com possível estado de estresse calórico, acompanhar cada animal de forma individual, fazer a separação por lotes, o que gerencia melhor o trabalho e otimiza as atividades dos funcionários, por exemplo”, explica Brenda Barcelos, técnica comercial da SCR by Allflex. 

O segredo da tecnologia está na gestão individual, que permite a tomada de decisão rápida e precisa, como por exemplo: detecção de cio, encurtar o intervalo entre partos, tratamento de saúde, emissão de alerta em caso de partos prolongados ou distócicos. 

O sistema da SCR by Allflex também controla e monitora a sala de ordenha, por meio de automação, sendo pulsação, medição e extração, coletando automaticamente dados abrangentes sobre o status de cada vaca do rebanho, processa essas informações, apresentando-as em relatórios e alertas em tempo real, totalmente personalizáveis e fáceis de entender. O software fornece aos administradores de rebanhos e ordenhadores ferramentas projetadas para ajudá-los a administrar suas tarefas diárias e melhora a lucratividade. 

Além do sistema SCR by Allflex, a empresa destaca durante o Agroleite, a linha de brincos identificadores ULTRA, acreditada pelo ICAR – Internacional Committee for Animal Recording como inviolável e amplamente utilizada em diversos países com eficácia comprovada. Além da inviolabilidade, a linha da Allflex possui grande flexibilidade, durabilidade e alta retenção nos animais. 

“Os brincos da linha ULTRA são fabricados com poliuretano de alta qualidade e reforçados com aditivo e proteção UV, o que confere maior resistência e flexibilidade, suportando até 30kgf de tração. Os brincos possuem cabeça de fechamento em plástico rígido e, ao aplicá-lo, a ponta metálica do macho encaixa em uma peça dentada, que trava o identificador, impedindo a retirada para reutilização. O seu design exclusivo minimiza o risco de retenção em cercas ou arbustos e garante durabilidade com uma marcação visível feita a jato de tinta de última geração”, explica o gerente comercial da Allflex, Ivo Martins. 

A linha ULTRA da Allflex oferece ao mercado brasileiro uma ferramenta mais segura para a identificação dos animais, o que contribui para aprimorar a gestão do rebanho. “Para atender as demandas de um mercado cada vez mais exigente por qualidade e uma atividade com margens cada vez mais apertadas, o pecuarista precisa se conscientizar de que é preciso trabalhar em cima de dados e que a identificação animal é a base para uma gestão eficiente do rebanho”, destaca Martins.